Reuniões

Próxima reunião será no dia 17 de Abril!


Reunião número 2 de São Luís em Transição


A reunião começou com uma introdução sobre transição.  A introdução foi feita por Sergio Maraschin da seguinte forma:
- Na primeira parte falou-se sobre os diferentes aspectos que contribuem para a crise na nossa comunidade.
- A seguir esquematizou-se um mapa referenciando os diferentes grupos que se estão a formar. Entre eles está o grupo da Alimentação, com os seguintes temas em andamento:
  • Almoço selvagem: organizado pela Patricia Pereira onde os participantes serão levados a  reconhecer e recolher diferentes espécies selvagens comestíveis. 
  • Compostagem:  Fátima de Sousa contribuiu com a ideia de fazermos uma compostagem organizada pela Junta de Freguesia de São Luís, envolvendo toda a freguesia.
Outro grupo que já se formou foi o grupo das Mulheres que se encontram semanalmente para meditar. No final há uma conversa de como cada uma se está a sentir perante a crise que vivemos (no sentido alargado).  Desse grupo surgem ideias que podem ser utilizadas para toda a população da aldeia e freguesia. Neste momento surgiram as seguintes ideias:
  • Oficina de pão ( confecção de pão alentejano)
  • Confecção de produtos de limpeza caseiros sem químicos (sabonetes, shampô...) .  
Na área de comunicação foi criado por Carlota Ereira este blog bem como o emblema do nosso movimento.

Na segunda parte da reunião foi visualizado o filme "Aldeia dos Sonhos" mostrando o exemplo de uma aldeia que resolveu redesenhar o seu futuro. Logo após houve uma discussão sobre aldeias em transição.

No prosseguimento desta reunião Sergio Maraschin fez-nos lembrar que estamos muito próximos da data limite para enviar projectos para serem avaliados pelo orçamento participativo de Odemira. Foi então sugerido que pensássemos em ideias para projectos que possam ser discutidas dia 17 de Abril, data da reunião numero 3. 

Concluímos a reunião com uns simpáticos bolinhos e chá!